Construção ou reforma: conheça a função dos cortes das madeiras

DATA

Você já deve ter ouvido falar de tábuas, caibros e barrotes, mas você sabe a diferença de cada um deles e como fazer a escolha certa? Aqui vamos explicar um pouquinho as funções e vantagens de cada um deles.

Se você já construiu ou reformou, ou está passando por isso agora, com certeza já se deparou com alguns nomes bem famosos nas listas: caibros, ripas, barrotes, pranchas, tábuas, linhas, entre outros. A verdade é que as madeiras podem vir em vários cortes e formatos, cada um com sua devida função, mas você já conhece cada um deles?

Primeiro, existem aquelas madeiras que são utilizadas principalmente como apoios em construção como, por exemplo: tábuas e madeirites resinados ou plastificados. E, por outro lado, há cortes que são utilizados como parte da arquitetura ou da própria decoração, como linhas, mourões e barrotes, por exemplo. Abaixo vou te explicar as diferenças e vantagens de cada um deles, confira!

Tábuas

As tábuas são cortes largos (entre 10 cm e 30 cm) e com espessura mais fina (2 cm), normalmente vistas em canteiros de obra como apoio para os carrinhos de mão, no suporte de caixas para misturar concreto ou até mesmo para servir como formas para pilares.

Pranchas

As pranchas são elementos mais resistentes do que as tábuas, com larguras entre 15 cm e 45 cm e espessuras entre 3 e 3,5 cm e podem ser utilizadas tanto na construção de telhados, para algumas prioridades de arquitetura, como até mesmo degraus de escadas e pilares.

Linhas (ou Vigamentos)

Esse corte é principalmente utilizado na construção de telhados, como estrutura que dá suporte aos elementos de amarração que servirão para o sustento das telhas. São peças com largura e espessura que variam entre 6 x 10 cm e 5,5 x 10 cm. As madeiras de lei possuem uma variedade maior de tamanhos neste tipo de corte.

Caibros

Os caibros são estruturas com formato de paralelepípedos (base retangular), com largura e espessura padrão de 3 x 5 cm. Eles são apoiados sobre as linhas e servem como suporte às ripas e dão o espaçamento necessário para a fixação das telhas.

Ripas

Facilmente confundidas com as tábuas, as ripas são elementos achatados com largura e espessura de 1 x 5 cm, abrindo a exceção para os Ripões que possuem espessuras entre 1,5 cm e 2,5 cm e larguras de 7 cm. Normalmente são colocadas sobre os caibros no telhado onde seguram as telhas.

Barrotes

Os barrotes possuem bases retangulares de 4,5 x 5,5 cm e são utilizados principalmente como elemento de sustentação nos canteiros de obra. Mas também podem ser usados na construção de pilares de cobertas como sugestão do arquiteto.

Mourões

Os mourões possuem uma finalidade muito similar aos barrotes nos canteiros de obra, no entanto são peças de base quadrada que podem variar entre 15 e 25 cm de lado e não possuem o mesmo tratamento das demais madeiras erradas.

Madeirites

As madeirites são feitas a partir dos restos da serragem com auxílio de resina ou cola plástica. São utilizados estritamente nos canteiros de obra para estruturas como caixas de misturar concreto e formas para estruturas. O tipo de material, resina ou cola plástica, é crucial para definir a impermeabilidade do madeirite, que por sua vez pode ser reutilizado durante a construção.

Agora que você sabe quais são os cortes de madeira, é igualmente importante definir qual o tipo de material você deve comprar. No mercado você irá facilmente ouvir termos como madeiras de lei, madeiras mistas e de reflorestamento. Além disso, você sabe qual a diferença entre madeira bruta e aparelhada?

Fique ligado que no nosso próximo artigo abordaremos estes assuntos!

Sobre a Madcunha:

Fundada por um Engenheiro Civil, a Madcunha conta com a experiência de uma equipe com mais de 25 anos de atuação no mercado de madeiras e construção que está preparada para atendê-lo com toda sua expertise e conhecimento e ajudá-lo na escolha do melhor produto da sua necessidade.

Responder
Posso ajudar?
Olá!
Posso te ajudar?